top of page

Qual cartucho é melhor para minha impressora?

Original, compatível ou recarregado?


Primeiro vamos entender a diferença entre os tipos de cartuchos existentes:


Original: São cartuchos novos produzidos pelo fabricante da impressora.


Compatível: trata-se de um novo cartucho fabricado por uma empresa terceirizada sem vínculo com a fabricante do cartucho original.


Remanufaturados / Recarregados: São cartuchos originais que foram usados ​​uma vez, devolvidos, limpos e reabastecidos.



Esclarecidas as diferenças podemos passar agora ao custo benefício.


Naturalmente um cartucho original oferece maior qualidade na impressão. Contudo, com o passar do tempo as fabricantes diminuíram muito a quantidade de tinta em cada cartucho. Antigamente, uma HP 840 fazia até 2 mil cópias formato A4 sendo mil coloridas (texto) e mil preto e branco (texto). Hoje, dependendo do modelo de impressora, a tinta que vem num cartucho original não faz sequer 20% dessa quantidade.



Menos tinta e preço maior foi a estratégia dos fabricantes para aumentar a lucratividade. A resposta do mercado veio através do "boom" de recargas e compatíveis que espalhou-se pelo mundo. Agora é possível imprimir tanto quanto antes com custos muito menores em relação aos cartuchos originais. A qualidade? Boa para a maioria dos usuários. A diferença só pode ser notada se a impressão exigir alta fidelidade, o que acontece geralmente em empresas que lidam com impressão profissional, mas até elas tem optado pela recarga através de sistemas bulk Ink para a parte interna de sua produção.


O cuidado que se deve ter ao utilizar cartuchos compatíveis ou recarregados é não deixar a tinta secar e bloquear as cabeças de impressão. Os cartuchos originais contêm uma substância química projetada para ajudar a evitar o entupimento dos cabeçotes da impressora. Para evitar este problema basta fazer uma impressão uma vez por semana, não deixando a impressora desligada por muito tempo.


Se você for usar compatíveis, é aconselhável usar um cartucho original para cada 3 ou 4 cartuchos compatíveis. Isso ajudará a limpar e lubrificar as cabeças de impressão e garantir que nenhum bloqueio se acumule.


Se você nunca tentou um cartucho de tinta recarregado ou compatível, vale a pena dar uma chance a uma boa empresa do ramo. A tecnologia avançou muito e agora é possível obter uma impressão de boa qualidade com custo muito menor.



6 visualizações0 comentário
bottom of page